Follow us on:

Pages

Labels

Cine

Descoberta no Peru cidade do povo das nuvens




Expediciòn al Gran Saposoa


Uma cidade erguida por um dos povos antigos mais misteriosos da América do Sul foi encontrada por arqueólogos peruanos e americanos no meio da floresta amazônica, nas encostas dos Andes, no Peru

Construída pelos chachapoyas há 1.300 anos, a cidade preserva ainda casas, muros e mesmo múmias de alguns de seus habitantes.

Os chachapoyas antecederam os incas e já estavam em decadência quando os conquistadores espanhóis chegaram, no século XVI. O hábito de sepultar seus mortos em escarpas praticamente inacessíveis e erguer povoados em lugares de acesso difícil fez com que ficassem conhecidos como povo das nuvens. Arqueólogos esperam que a descoberta das ruínas da cidade os ajude a conhecer melhor a cultura chachapoya.

A cidade foi descoberta pela equipe do peruano-americano Sean Savoy, filho do Gene Savoy, um lendário descobridor de tesouros incas. Durante séculos, a floresta manteve ocultas as ruínas, ainda muito bem preservadas. Segundo Savoy, a cidade era protegida por muros de pedra e, em seu apogeu, deve ter abrigado mais de dez mil habitantes. Após o desaparecimento dos chachapoyas, a cidade foi ocupada pelos incas, mas acabou sendo abandonada e esquecida na selva.

Cidade tem 100 quilômetros quadrados

Savoy encontrou a cidade em 15 de agosto, após um mês de caminhada pela selva do norte do Peru. Ele seguia pistas recolhidas por décadas pelo pai, que investigava a possível existência de uma metrópole perdida na Amazônia.

Chamada de Gran Saposoa, em alusão ao nome do povoado peruano mais próximo, ela fica numa região mal mapeada. Está a 2.800 metros de altitude e estende-se por 100 quilômetros quadrados. Muitos de seus muros estão cobertos de pinturas e gravuras de figuras chachapoyas.

— É uma cidade fantástica. Alguns de seus muros de defesa de pedra chegam a dez metros de altura — disse Savoy.

Ele e outros pesquisadores destacaram a dificuldade que os construtores chachapoyas devem ter enfrentado para erguer sua cidade num lugar privilegiado da floresta, junto a lagos e cachoeiras. A água foi canalizada para terraços com plantações e para servir aos moradores da cidade.

Os pesquisadores levarão anos para estudar toda a cidade. Eles ficaram surpresos ao encontrar sepulturas com corpos naturalmente mumificados, cujos dentes estão excepcionalmente conservados.

De acordo com Savoy, sua expedição também encontrou vestígios de um povoado inca dentro dos muros da cidade, o que poderia comprovar a teoria de que os chachapoyas foram conquistados pelos incas, povo cujos domínios estendiam-se do Equador ao norte do Chile, entre os séculos XIV e XVI.
(O Globo, 19/8)














agenda Futebol Ao Vivo

Rio de Janeiro

Perseids! Live Video/Audio

FORMULARIO BOTAO PAGSEGURO

CUSCO

e-comerc